- Dúvidas sobre Tratamento Ortodóntico:
1. Quanto tempo eu terei que usar o aparelho? Que tipo de aparelho terei que usar?
R. Normalmente, o tratamento dura, em média de 24 a 36 meses, salvo os casos mais complicados (detectados através de exames clínicos e através da documentação ortodôntica) que podem exceder esse período. O tipo de aparelho a ser usado somente será planejado frente a avaliação da documentação ortodôntica, que permitirá, através da cefalometria, principalmente, avaliar problemas de crescimento das bases Ósseas (os quais são solucionados, em crianças, com aparelhos removíveis).
2. É normal doer um pouco um outro dente durante sua movimentação? (orto)
R. Sim. É normal doer, principalmente aqueles que estão mais desalinhados no arco e que, consequentemente, irão se movimentar mais para chegar à sua posição correta.
3. O paciente perdeu a banda que caiu, ele deverá ser encaminhado para administração antes da emergência ou depois? Caso seja depois, Como é que eu sei se o mesmo passou para efetuar o pagamento da banda?
R. A emergência deverá ser realizada normalmente e o dentista somente precisará informar ao paciente sobre o pagamento da banda, assim como entregar a ele o original do "ENCAMINHAMENTO", onde estará especificada a cobrança da banda. A administração terá o "ENCAMINHAMENTO" carbonado, que será entregue através de recepção da ortodontia. Assim o paciente, ao se dirigir à administração par pagamento da mensalidade, haverá, também no determinado mês, a cobrança da banda. Caso haja algum problema com relação a esse pagamento ou qualquer outro, o dentista será informado pelas recepcionistas, impedindo o paciente de passar à consulta naquele mês.
4. Quando removo o aparelho (dentista), só dou o encaminhamento para administração depois que instalo a contenção? E retorno de 4 em 4 meses ou no primeiro controle em 30 dias?
R. Sim, o encaminhamento só será entregue à administração após a instalação da contenção ou a critério do dentista, dependendo do problema ortodôntico do paciente.
5. Muitos pacientes esquecem do uso do elástico (1/8, 3/16, 5/16, ...) e perguntam para as auxiliares, qual a função desses elásticos?
R. Os elásticos têm muitas funções, dependendo do tipo de colocação. Podem ser utilizados para fechamento de espaços remanescentes, verticalização e descruzamento de dentes (unitários), Coordenação de arcos movimentações de caninos (para levá-los à posição de C1.I de Angle, onde há grande estabilidade de tratamento), etc..
6. Qual necessidade do aparelho no palato e se tem algum resultado?
R. Esse tipo de aparelho se chama expansor (se for removível, fará expansão lenta e se for fixo; fará expansão rápida). O aparelho no palato é usado para paciente com mordida cruzada onde houve pouco crescimento na maxila e ela serve para mudar a inclinação dentária, em adultos e para aumentar o perímetro do arco superior, em crianças.
7. Quanto tempo demora par retrair, o canino após extração dos prés? (orto)
R. Depende muito da existência de inclinações, curvaturas das raízes dos caninos a serem retraídos e também da densidade Óssea, que podem oferecer uma maior resistência à movimentação. Mas, em média, uns 7 meses.
8. Depois que tirar o aparelho fixo, preciso usar "aquele móvel" (contenção)?
R. Sim, ele é imprescindível para o sucesso do tratamento ortodôntico, pois, mantêm os dentes em posição, até que haja acomodação e adaptação dos elementos dentários nesse novo engrenamento obtido pelo tratamento ortodôntico. A contenção sÓ será removida frente à alta dada pelo ortodontista, após controles periódicos.
9. Por que não posso passar antes de 30 dias para manutenção?
R. Normalmente as consultas de manutenção, ou seja, as consultas para realizar a ativação do aparelho são, por volta de 30 dias pois é o tempo necessário para que os dentes e os tecidos de suporte (osso e gengiva) possam absorver a força da movimentação ortodôntica de maneira biológica/fisiológica, sem riscos de reabsorção de raiz, perda óssea, etc..
10. Dúvidas sobre os tipos de aparelho, tempo de uso. Por que demora a aparecer os resultados?
R. As vezes demora para aparecer resultados, principalmente quando a queixa do paciente está relacionada aos dentes anteriores (tortos por exemplo), já que para a movimentação e alinhamento dos dentes da frente, as vezes, é necessário criar espaços nos dentes do fundo (posteriores) para depois retrair, nivelar e/ou alinhar os da frente.
11. O que é a cirurgia ortognática?
R. É uma cirurgia realizada em pacientes adultos que possuem crescimento discrepante de uma das bases ósseas (maxilar ou mandíbula) ou de ambas. Nesses casos há a necessidade de redução ou aumento do osso através dessa cirurgia, sendo que em muitos casos, apenas ela removerá o problema estético e funcional do paciente.
12. Qual é a função da troca da "borrachina" elástic?
R. Ativação do arco, mantendo-o firmemente ajustado ao braquete, para a realização das movimentações ortodônticas. O conjunto arco + braquete + elástic (trocados mensalmente para manter a força do arco) é o responsável pela mudança de posição dos dentes nas arcadas.
13. Pacientes que chegam muito antes do horário, aguardam o horário ou podem ser chamados antes, entre um paciente e outro?
R. Normalmente, deve aguardar o horário. Apenas será chamado antes, pelo dentista, se houver alguma falta de outro paciente que teria horário antes dele (do que chegou adiantado).
14. Por que preciso extrair os dentes pré-molares?
R. Em casos em que haja pouco espaço para nivelar e alinhar todos os dentes no arco; quando os caninos encontram-se em c1.II com sobresaliência (dentes anteriores superiores pára frente) acentuada; em casos em que haja mordida cruzada anterior (dentes superiores cobrindo os inferiores, que é anormal) com crescimento acentuado da mandíbula e caninos C1.III, onde o paciente não irá fazer cirurgia ortognática; em casos de compensações dentárias; em alguns casos de mordida aberta anterior (dentes superiores e inferiores não tocam) etc..
15. Tem idade limite para aparelho?
R. Não, normalmente as crianças em idade onde haja dentição mista, ou seja, quando começar a perder os primeiros dentes de leite e os permanentes começarem a erupcionar. Em crianças com dentes decíduos (de leite), mas que já possuam discrepantes problemas Ósseos, que poderão ser previnidos e resolvidos. Em adultos, desde que tenham uma gengiva saudável e um tecido de suporte e osso capazes de suportar os movimentos ortodônticos.
16. Quando vou tirar o aparelho?
R. Quando todos os seus problemas dentários, estéticos e má-oclusão estiverem sidos solucionados. Para tal, decidimos seguir uma sequência de fios ortodônticos, cada um com sua função específica e seguida sempre a ordem: fio de movimentação, fio de coordenação de arcos e fio de toque.
17. Quanto tempo vai demorar para colocar o aparelho?
R. A partir do momento em que seus dentes e sua boca estiverem aptos a receber os aparelhos, ou seja, depois de feitas todas as restaurações, tratamento de canal, raspagem, pério, selamentos necessários. A instalação do aparelho durará, em média, 1 mês (1ª semana: separadores superiores, 2ª semana: colagens superiores, 3ª semana: separadores inferiores, 4ª semana colagens inferiores ou vice-versa). Salvo alguns casos, em que apenas será montado o aparelho superior ou inferior e após melhorar a má-oclusão ou engrenamento, o outro arco será montado após alguns meses.
18. Tem realmente necessidade de extrair os pré-molares?
R. Sim, pois existem algumas má-oclusões ou algumas posições dentárias, principalmente em adultos, que sÓ serão resolvidos dessa maneira.
19. Se eu não quiser ou não tiver condições de fazer a cirurgia ortognática, tem como colocar aparelho pelo menos para arrumar alguns dentes que estão um pouco tortos?
R. Sim, só que as vezes a melhora é tão pequena (+/- 40%) que teremos que pedir ao paciente que assine 1 termo de ciência de necessidade de cirurgia ortognática e de ciência da pouca melhora de seus dentes tortos.
20. Eu vou ter que usar aqueles aparelhos extra bucal? E se eu não quiser usar?
R. Sim, já que através da cefalometria (documentação ortodôntica) foi detectado que esse é o aparelho necessário para resolver seu problema ortodôntico. Se não quiser usar deve-se assinar 1 termo de responsabilidade e aí, teremos que tentar outra manobra, menos eficaz, que seria a extração de dentes.
Dúvidas sobre disfunção da ATM:
A disfunção da ATM é conhecida por diversos outros nomes como disfunção temporomandibular, dor e disfunção miofascial, disfunção craniomandibular, ou simplesmente ATM.
A estabilidade dos componentes mÓveis das ATMs (côndilos) é dependente da oclusão dental (encaixe dos dentes inferiores nos superiores). Quando esse encaixe não é adequado tem-se a denominada má oclusão dental. Além deste, temos a função dos dentes em movimento, deslizar dos dentes um sobre o outro, denominado desoclusão. Assim, um dente ou vários podem estar contribuindo para sobrecarga das estruturas musculares e articulares. Essa função inadequação provocará dor tanto nas ATMs como nos músculos da mastigação. Sintomas clínicos como dificuldade de mastigar, de falar, movimentar a mandíbula, dor na cabeça, ruídos nas ATMs, entre outros sinais podem ser observados. O conhecimento do problema deve ser entendido antes de uma intervenção, pois o profissional com pouca vivência clínica do problema pode mascarar o fator desencadeante. A falta de preparo pode também em muitos casos agravar os sintomas e danos. As estruturas das ATMs como disco articular e ligamentos são consideradas nobres pela sua dificuldade reparação, de maneira que alguns danos tornam-se irreversíveis. Estas alterações devem ser muito bem avaliadas para obtermos um tratamento eficaz das disfunções das ATMs